Quantcast
Viewing latest article 2
Browse Latest Browse All 5

Se a cidade é limpa, o homem é sanduíche?

Image may be NSFW.
Clik here to view.
sanduiche thumb Se a cidade é limpa, o homem é sanduíche?
A coluna de hoje vai sair um pouco da classificação de “coluna”. Vai ser mais uma reflexão. Então corrijo, a reflexão de hoje não vai ser nos moldes de uma coluna. Ah, tanto faz.

Acontece que nos últimos dias eu li a notícia que o prefeito Gilberto Kassab, e sua lei Cidade Limpa, consideram agora irregular a propaganda em abrigos de ônibus na capital paulista.

Não precisa nem comentar que é mais uma artimanha da grande máquina de fazer dinheiro. Os anúncios em mobiliário urbano, que tinham escapado do rodo “cidade cinza”, foram embora e voltam só quando a prefeitura abrir licitação.

A vantagem é que com as proibições, dá-se asas à criatividade em busca de soluções alternativas que sejam tanto quão (ou quem sabe mais) eficientes que as mídias proibidas.

Através da arte, muito já foi feito para driblar a lei. Grafitti, grafitti inverso, sticker, enfim, todas as outras formas de intervenção artística na cena urbana vinculadas a algum produto ou serviço.

O que eu não tinha visto ainda é o que um leitor do ônibus azul, publicou ontem. Uma variação do tradicional take one, agora amarrado aos postes de iluminação pública.

Tal idéia me fez resgatar na memória a época em que eu era pequeno e recebia os take one (que na verdade eram quase take one hundred) dos simpáticos velhinhos com cartazes na frente e nas costas. Os tais billboardmans, aqui conhecidos como homens-sanduíche, homens-placa ou plaqueiros, avançam na contramão do glamour da publicidade de alta tecnologia e estampam anúncios de diversos produtos e serviços, como a compra e venda de ouro, tíquetes-refeição ou de metrô, escapando das garras da lei Kassabiana.

Será então que a tal Lei propicia uma involução na forma de se fazer propaganda? Ou seria essa a evolução?

Se a cidade é limpa, o homem é sanduíche? publicado originalmente na CASA DO GALO - O animal da publicidade.


Viewing latest article 2
Browse Latest Browse All 5